Relato de atividade em sala de aula

PADRÕES NORMATIVOS DE UMA SOCIEDADE EXCLUDENTE

Visualizações |
Vote aqui
28/11/2023
Geografia, História
Empatia e cooperação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
20
Maria das Graças Bernardes de Almeida
EMEF. PROF ZIGOMAR AUGUSTO | SP | SAO MANUEL | Municipal





O intuito em trabalhar com esse curta foi tentar colocar de uma forma ampla, o quanto somos diversos nesse nosso Brasil. Trabalhando com os alunos desde os primeiros habitantes de nosso país e a mistura de diferentes etnias.

Os alunos abordaram bastante sobre padrões normativos de beleza e também muitos outros temas que surgiram após assistirmos ao curta como: acolhimento, solidariedade, ideia de pertencimento, aceitação, necessidade de falar sobre o determinado assunto, violência e bullyng.

Confesso que fiquei surpresa com tamanha riqueza que esse curta trouxe e com o olhar que os alunos tiveram diante do mesmo.

 


De início os alunos assistiram ao curta com muito interesse, em seguida realizamos uma roda de conversas, onde cada um colocou o que havia conseguido observar e já relatando algumas experiências pessoais referente ao curta. Em seguida voltamos para sala de aula e foi realizado um desenho livre sobre o filme, cada um desenhou o que mais chamou atenção. 

No outro dia, novamente foi realizada uma roda de conversa, onde os alunos discutiram sobre o que poderia ser realizado após todas as discussões e trocas de experiências, foi decidido então elaborar cartazes com frases e desenhos sobre o curta, em seguida decidiram realizar um desfile, nesse desfile o importante era você mostrar o seu cabelo da forma que cada um quisesse, você deveria se sentir bem com seu cabelo.

 


Logo após assistirmos ao curta e ao realizarmos a roda de conversa, algumas meninas SOLTARAM OS CABELOS (que coisa mais linda!), isso me chamou bastante atenção e alguns alunos da sala também perceberam o ocorrido.

Mas como nem tudo são flores, no dia do desfile algumas meninas vieram com os cabelos soltos e na hora do intervalo, uma menina de outra sala falou para uma delas que seu cabelo era horrível de feio. Assim que chegamos na sala de aula, elas vieram contar o aborrecimento, todas dizendo que não poderia acontecer isso com mais ninguem, então foi decidido contar para aluna da outra sala, com a ajuda de sua professora o quanto era importante gostarmos da gente como realmente somos e o quanto é dificil a cobrança e o olhar do outro sobre nós e que a nossa aceitação é um processo muito subjetivo e as vezes doloroso.

Resolvido o incidente, nosso desfile aconteceu de uma maneira leve, onde todos se sentiram muito a vontade com seus lindos cabelos!

Com este projeto, conseguimos observar o quanto é preciso falar, é preciso informar, é preciso esclarecer sobre todos os temas abordados no curta, pois apesar de haver bastante pessoas trabalhando duro com o objetivo de mudar o olhar da sociedade, infelizmente ainda somos uma sociedade com padrões normativos e excludentes.