Relato de atividade em sala de aula

JORNADA DO APRENDER

Visualizações |
Vote aqui
O Grande Foguete
22/11/2023
História, Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Argumentação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
18
Giovana Gláucia Lopes Bortolotto
ZIGOMAR AUGUSTO PROF EMEF | SP | São Manuel | Municipal





- Vencer desafios, intensificando cada vez mais o interesse em aprender a ler.

- Estimular a curiosidade sobre as letras e as palavras, desenvolvendo, assim, práticas de aprendizagem.


 


- Filme;

- Roda da Conversa com perguntas e respostas sobre os episódios e profissões a serem seguidas. 

- Construção do alfabeto e escrita da palavra foguete com contagem de letras e sílabas;

- Construção de “foguete de palavras” para início de alfabetização, pois ler uma palavra ainda significa um desafio para as crianças; 

- Construção de um foguete usando massinha de modelar, pintura com lápis do Planeta Terra e do foguete no Espaço; 

- Confecção da “sacola viajante” com um livro de história sobre o Espaço. 

 


 


A sequência didática foi realizada para desenvolver no aluno a importância da leitura e da escrita nesse processo de alfabetização. Foram utilizadas técnicas para alfabetizar, cujo principal foco é a leitura e escrita, assegurando o desenvolvimento da compreensão e facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores. 

Os trabalhos iniciaram-se com a reprodução do filme “O grande Foguete”, após, iniciou-se uma roda da conversa com perguntas e respostas, enfatizando que a leitura é um processo de compreensão que envolve vários aspectos, pois é uma maneira de se comunicar. Em seguida falamos sobre as profissões, ou seja, o que cada aluno gostaria de ser quando crescer. No dia seguinte da aula, realizamos o jogo “foguete de palavras”, uma experiência muito divertida que as crianças adoram e aprendem a ler brincando. O próximo passo foi a construção de um foguete: todos estavam curiosos e engajados. Percebendo o entusiasmo e compromisso da turma, utilizamos aula de Artes para construção de um foguete de massinha de modelar, usando a imaginação e a criatividade das crianças. Já na aula de Ciências e História, fizemos novamente a roda de conversa para falar sobre a “sacola viajante”, onde escolhemos um livro que mostra o Espaço. Os alunos levam para casa a sacola viajante contendo: um livro e uma ficha de descrição, onde a família acompanha o aluno para preencher, e, no dia seguinte, a criança, em sala de aula, conta para os colegas como foi a experiência. 

O resultado é percebido no dia a dia através da curiosidade dos alunos, pois eles têm mostrado maior interesse pelas aulas. Há relatos de pais que, mesmo com a opção da ausência na aula, o aluno se recusa faltar, pois não quer deixar de participar da aula para viver a próxima experiência. Percebeu-se também uma melhora na disciplina em geral da sala, pois o aluno que se comportar será o próximo a levar para casa a sacola viajante. Foi percebido ainda um envolvimento maior da família, ou seja, os pais ou responsáveis contam a história e o aluno preenche a ficha de descrição da história, mostrando, assim, um interesse pela vida escolar do filho. Senti uma melhora da sala em questão de comportamento e motivação para aprender a ler. Estou muito feliz e surpresa com a experiência!