Relato de atividade em sala de aula

TRABALHO E CONSUMISMO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
16/06/2010
Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Técnico
35
RITA SALINO
SANTA CANDIDA C E EF M N PROFIS | PR | Curitiba | Estadual





Concientizar o aluno sobre o processo do consumo e suas consequencias; Orientar como o trabalho é desenvolvido e envolve diversas pessoas até o produto final; Repensar a existência da dignidade do trabalho; Propor comparações entre o trabalho como mercadoria e o trabalho humano - não exclusivamente econômico. Promover abertura para a discussão da desigualde social.

Previamente foi passada uma apostila com conteúdo referente a evolução do trabalho, capitalismo e consumismo focado no contexto administrativo - Frederick Taylor e Henry Ford. Após orientações e estudo do conteúdo, pedi que os alunos olhassem previamente si próprios e anotassem quais roupas e objetos estavam vestidos e sua respectiva marca e também a quanto tempo adquiriu e depois reunidos em grupos os mesmos compararam as respostas e foi proposto obterem algumas reflexões: Quem consome mais do grupo? O que faz vocês comprarem? Vocês compram por impulso? Vocês resistem a uma propaganda bem elaborada, chamativa e convencedora? Após os resultados e conversas paralelas, chegamos a algumas conclusões. Posteriormente foi apresentado o video - Ilha das Flores com o intuito de proporcionar diversas reflexões sobre o tema proposto, trabalho e consumismo.

- Supresa quando fizeram o levantamento dos objetos consumidos, levaram um susto, a maioria se sentiu consumista; - Muitos alunos se dizem escravos da mídia e compram por impulso; - Perceberam que em vários momentos são egoístas e consumistas; - Aprenderam que com a implantação da Administração - Controle Científico por Frederick Taylor e linha de montagem por Henry Ford foi necessário incentivar o consumo, investir em propaganda visando o consumo desenfreado e produção em massa e consequentemente o aumento de riquezas. - Alguns alunos ficaram chocados com o video Ilha da Flores, pois nunca haviam refletido no no processo do trabalho e desenvolvimento de riquezas e a presença das desigualdades sociais em nosso cotidiano, e constantando que muitos seres humanos são tratados de forma injusta e sem respeito.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação