Relato de atividade em sala de aula

QUEM SABE JOGAR XADREZ?

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
20/12/2009
Língua Portuguesa
Ensino Médio
100
claudete jaudy





1) Desenvolver leitura e interpretação através do gênero textual filme e produção de texto: roteiro. 2) Mostrar que o preconceito racial e violência depende de educação e solidariedade. 3) Desenvolver trabalho usando as mídias tecnológicas.

1. Começei a aula perguntando "Quem sabe jogar xadrez", alguns sabiam outros nem ouviram falar, dividi a sala em grupos e coloquei cada aluno que sabia jogar em um grupo para ensinar os movimentos das pedras no tabuleiro, após algum minutos perguntei porque as pedras tinham nomes de rei, rainha, cavalo, torre etc.houve várias tentativas para explicar, pedi que lessem à respeito do jogo.Outro dia discutimos o jogo, a história, como em literatura para o 1ºano do ensino médio, estavamos estudando a era medieval_Trovadorismo, eles associaram rapidamente o jogo com a época. 2- No segundo momento antes de passar o filme " O Xadrez das cores" perguntei qual a imagem que esse título representava para cada um. Uns falaram sobre a explosão de cores, outros achavam que eram moda. Após a sessão tornei a perguntar sobre o título, houve discussão sobre o preconceito, violência, abandono do idoso. Perceberam inclusive que as cores das pedras pretas e brancas faziam a diferença quanto o assunto abordado era o preconceito racial. 3- Depois lemos o roteiro fazendo associações com as cenas, pedi que eles fizessem um roteiro desenvolvendo qualquer um dos temas abordados e depois filmassem com câmara digital, celular etc. Depois de editado passei o filme deles para sala.

Foram três semanas cheias, após eles escreverem o roteiro cada grupo se reuniam na escola para fazerem as locações, uns filmaram a violência em sala de aulas, outros em praça pública, teve um grupo que enfrentou segurança, acharam que eles eram marginais, outros fizeram em casa. Notei que os alunos ficaram dinâmicos, buscavam fazer o melhor trabalho, envolveram o porteiro do Colégio para filmar para eles, buscaram colegas que dominavam computador para efetuarem a edição. Foi uuma atividade super prazerosa, tanto para mim como para eles. Estou com o filme pronto, só não sei postar aqui para que vocês vejam como ficou.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação