Relato de atividade em sala de aula

VENCENDO AS BARREIRAS DO PRECONCEITO

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
04/11/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
38
Nize Dorotéia Vieira Cipriano
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL PRESIDENTE ARTHUR DA COSTA E SILVA | PE | Recife | Estadual





Conscientizar os alunos sobre o direito à cidadania.
Vivenciar e debater situações de preconceito racial e social.
Enfrentar e vencer os preconceitos racial e social.

1-Explicação sobre o projeto curta na escola. 2-Assistir o fime. 3-Debate sobre o filme, comentário sobre as personagens, relatos de experiências vividas pelos alunos ou por pessoas do seu conhecimento. 4-Leitura de textos sobre preconceito racial (depoimentos de pessoas famosas: Zezé Mota, Netinho e Marcelinho Carioca, retirados de um livro didático de Língua Portuguesa); paralelo entre os depoimentos e o filme assistido. 5-Formação de pequenos grupos para criação de textos sobre o tema, para serem dramatizados.(Alguns textos criados foram baseados em situações reais). 6-Dramatizações. 7-Leitura de poemas relacionados ao tema: Brancos e Negros (Pedro Bandeira) e Deus Negro (Neimar de Barros). 9-Debate para análise dos poemas lidos, fazendo um paralelo com o filme e com os depoimentos. 9-Ilustração dos poemas. 10-Produção de textos sobre o tema abordado.

Foi uma experiência maravilhosa, bastante enriquecedora, pois, pude conhecer algumas situações reais vividas pelos alunos (a maioria é negra) ou por pessoas de sua convivência, através de seus relatos e das dramatizações em sala de aula. A empolgação dos alunos foi tão grande durante as dramatizações, que algumas atuações chegaram mesmo a ser reais, o que me deixou muito preocupada na hora com alguns tapas e objetos jogados contra o outro. Mas no final tudo correu muito bem, tiramos até fotos. Eles gostaram bastante do filme. No início, riam muito com a forma como a patroa se dirigia à empregada, mas com o desenrolar da história iam mudando suas reações,os risos foram substituidos pela raiva que passaram a ter pela patroa e no final havia uma grande torcida pela empregada, com muitos aplausos com o final feliz da história. Os poemas lidos, causaram muita emoção entre eles, principalmente "Deus Negro" de Neimar de Barros, que os deixou bastantes reflexivos. Percebi também, que o filme mexeu com a auto-estima dos alunos, deixando-os mais confiantes, seguros e orgulhosos de sua raça.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação