Relato de atividade em sala de aula

REAÇÃO DOS ALUNOS AO FILME O XADREZ DAS CORES

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
26/10/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
25
Ana Maria Carneiro Campos Lace
EM SERAFICO DA NOBREGA | PB | João Pessoa | Municipal





Propocionar uma atividade diferente;
discutir a discriminação e o preconceito racial de forma ampla ;
reflitir sobre os valores envolvidos na situação retratada pelo filme;
desenvolver atitudes éticas para repudiar essas práticas.

Coloquei em prática algumas das sugestões didáticas sugeridas,conforme descritas à seguir: Primeiramente questionei acerca do conhecimento do jogo de xadrez e depois explorei o título aguçando a curiosidade para o que eles iriam assistir .Logo após, exibi o filme no DVD, pedindo que refletissem sobre o filme para que pudessemos discuti-lo no dia seguinte. Provoquei uma discussão direcionanda com as perguntas sugeridas por Araujo & Klein (sugestões didáticas disponíveis no site www.curtanaescola.com.br).Então pedi uma redação em grupo, como dever de casa, sobre preconceito em situações vivenciadas por eles ou outras pessoas.Atribui uma nota à redação entregue. Foi feita a leitura voluntária das mesmas. Depois distribui a letra da música "Preconceito é Burrice" por Gabriel O Pensador sugerida pela professora Cecilia de O. Prado (sugestão também disponível no site), sendo feita uma leitura expressiva pelos alunos. Após a leitura, ouvimos a música.

A reação dos alunos foi extremamente positiva pois durante a exibição do filme eles ficaram atentos até ao final. A discussão proposta pelo tema do filme ampliou a visão dos alunos acerca das várias formas de preconceitos citados por eles como homosexualismo,obesidade,deficiência e etc.Tal fato, proporcionou a desmistificaçao do preconceito e a discriminação somente ao relacionados ao racismo. Houve uma auto-avaliaçao e relatos de situações constrangedoras vivenciadas por eles. Durante a exibição do filme observei que eles gostaram muito quando as personagens se caracterizaram de peças do xadrez. O que me chamou atenção foi um aluno mencionar que as peças brancas sempre começam o jogo e isso denota uma certa superioridade. Quero deixar registrado que fiquei muito contente de participar de tal projeto ,pois acredito que são iniciativas assim que os nossos alunos necessitam para uma boa formação ética e educacional.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação