Relato de atividade em sala de aula

ONDE VAI PARAR O LIXO DA SUA CASA?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
10/10/2007
Ciências, Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
16
silvia cristina reis lima
COLEGIO SANTA CATARINA | PE | Recife | Privada





Refletir sobre as questões ambientais e a grave crise planetária que vivemos, com o foco no aquecimento global e nas 8 metas para o milênio.

Trabalhamos com o tema da Campanha da Fraternidade, onde durante todo o ano refletimos sobre as questões ambientais e a grave crise planetária que vivemos, com o foco no aquecimento global e nas 8 metas para o milênio. Com o objtivo de estudar sobre o lixo e a reciclagem, propusemos as crianças uma pergunta simples, mas que eles ainda não haviam pensado: para onde vai o lixo que sai da minha casa? Outra questão que também refletimos foi sobre o desperdício de alimentos e lanches em nosso cotidiano . Apesar de serem tão pequenos, era preciso que eles vissem outra realidade social e pudessemos momentaneamente quebrar a redoma de vidro em que vivem, pois este é o nosso papel na construção desses futuros cidadãos que devem ser formados para uma consciência crítica.

Ainda hoje, minhas crianças falam no tomate podre que foi parar num lugar com um nome tão bonito chamado Ilha das Flores, mas que conta uma história muito feia. Os textos ficaram guardados em nosso cantinho de leitura. De vez enquando vejo meus alunos lendo uns para os outros suas produções, mas o mais curioso é vê-los contar fazendo cara de espanto e surpresa, porque descobriram uma realidade que ninguém tinha tido coragem de contar e com sua inocência resguardada acho mesmo que eles custam a acreditar. Em outro momento também pude presenciar alguns alunos dramatizando com os fantoches o documentário. Logo após o trabalho uma criança quis contar para as outras turma que existiam crianças que comiam as sobras dos porcos, os alunoas das outras turmas riram, mas a criança disse: é verdade, eu vi no filme não foi, Tia Silvia?

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação