Relato de atividade em sala de aula

O MITO DAS DESIGUALDADES

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
02/11/2007
Geografia
Ensino Médio
72
Maria Ângela Moscardin Carlete
WINSTON CHURCHILL | SP | Sertãozinho | Estadual





O objetivo deste trabalho é possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a marginalização econômica de grandes contingentes populacionais, que não tem condições de engajar-se na luta por mudanças sociais, onde a prioridade é matar a fome.
Visou também desenvolver esquemas, sínteses, generalizações, comparações, localização de informações, entre outras capacidades envolvidas neste processo, ocorrendo a partir de análises e discussões, entre colegas e com a ajuda do professor.

A)Conhecimentos prévios dos recursos e ferramentas para o desenvolvimento das atividades propostas pela disciplina envolvida. B)Leitura dos diversos tipos de textos, ou seja, diferentes gêneros encontrados na web, como: tabelas gráficas, imagens, textos, apresentações, slides, formas de comunicação e interação, entre outros. C)Produção de textos contemplando o desenvolvimento das diversas capacidades e também o desenvolvimento do aluno protagonista; programas de editoração-jornais, editoração de imagens e som. Familiarização, com ambientes que possibilitam uma melhor visão da realidade. Realização através de visitas e entrevistas a favelas, lixões e contextualização com visitas e entrevistas feitas em bairros nobres, levando-os a montar um documentário sobre esses fatos.

Os alunos manifestaram livremente a sua compreensão do "real" em atividades relacionadas ao contexto em que estão inseridos,ou seja, o protagonismo juvenil partiu da sua propria vivência.Entenderam que para a grande maioria a prioridade é matar a fome. Nesse sentido conseguimos fazer com que os alunos envolvidos no projeto mostrassem-se críticos e desenvolvessem suas capacidades de análise e de réplica ativa, relativas a questões éticas, políticas e sociais. O documentário feito por eles aos alunos do ensino fundamental tornou-se uma forma de mobilização, ação e intervenção social. Enfim, foi muito gratificante saber que consegui mexer com a sensibilidade dos alunos e envolvê-los ativamente no projeto que não vai parar por ai.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação