Relato de atividade em sala de aula

MEIO AMBIENTE

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
15/10/2008
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
100
Vera Maria Terhorst Rauber
EEB PE BALDUINO RAMBO | SC | Tunápolis | Estadual





- Conhecer diferentes realidades.
- Identificar o destino do lixo dos grandes centros urbanos;
- Relatar a vida dos cidadãos que vivem do que não serve para outras pessoas.
- Estimular o senso crítico em relação a concentração da renda e a exclusão soc

Após assistir o vídeo pedi que cada aluno escrevesse uma redação, relatando o DVD- Ilha das Flores e que fizessem, ao final, a conclusão com seu parecer sobre o filme. Após a entrega das atividades foi feita uma mesa redonda onde os alunos puderam expor e ouvir os pontos de vista dos colegas. Como já havíamos trabalhado os elementos químicos e o lixo, puderam conhecer a a realidade dos grandes centros urbanos, a miséria e a contaminação do ambiente, chamando atenção para o desperdício de alimentos. Cartaz com sugestões: O quê devo fazer para que minha cidade não precise passar por estes problemas no futuro? Alguns grupos de alunos observaram e registraram os tipos de lixo existentes nos pátios, banheiros, salas de aula e outras dependências da escola.Ao final sugeriu-se uma campanha para conscientização para selecionar o lixo existente na escola e as casas dos alunos.

Foi gratificante para mim, ler e ouvir os relatos alunos sobre o filme. Considero Ilhas das Flores um filme diferente, com o qual podemos trabalhar várias atividades. Como a realidade de nossa cidade é totalmente diferente, os alunos puderam perceber a triste realidade de pessoas que socialmente estão excluídas, marginalizadas e sem um futuro certo, pois estão a mercê de doenças... Acredito ter dado a elas uma visão diferente e alternativas para busca de uma vida melhor para estes jovens.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação