Plano de Aula

GRAVANDO UMA HISTÓRIA DE MEDO

Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas)
26/05/2015
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Língua Portuguesa
Rosângela Maria de Moura
Acesse a ficha do filme



Não há dúvidas da importância da leitura e a contação de histórias. Agora sobre as histórias assombradas sabemos o quão elas são estimulantes para a criatividade e para despertar o senso crítico e a imaginação dos alunos.


O curta, Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), mostra um contexto conhecido de todos nós, uma vovozinha contando histórias para a neta que não consegue dormir. Apresenta uma sequência de três histórias, embaladas pela voz intrigante e motivadora da vovó e revela como o imaginário e a realidade se confunde e se fundem em um só universo. Além de despertar o interesse e a curiosidade do aluno de maneira divertida, ajudará o desenvolvimento de habilidades socializantes como o trabalho em grupo, estimulará a ampliação do vocabulário, o reconhecimento dos elementos da narração, pratique o processo de criação e redação, e use a tecnologia como ferramenta de aprendizagem.





Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Estimular o interesse pelo ato de ouvir histórias de medo


Desenvolver a imaginação e a criatividade


Aumentar capacidade crítica e de observação


Ampliar o vocabulário


Aprender a arte de representar vivenciando personagens


Compreender o papel das emoções: dor, medo e da representação


Elaborar uma história com elementos narrativos


Dramatizar


Trabalhar em equipe, com o objetivo de socializar e interagir.



Etapa 1:


O professor pode gerar uma discussão, fazendo algumas perguntas aos alunos, como:



Quem gosta de ouvir histórias?


Quem já ouviu alguma história assombrada?


Quem já escutou falar de Ananias?




Mostre a imagem do personagem, Ananias, do curta Historietas assombradas e pergunte como os alunos imaginam que ele é, certifique-se que os alunos perceberam o espaço em que ele se encontra. Aproveite para trabalhar características físicas e adjetivos.


(30 minutos)




Etapa 2:


Convide os alunos para assistirem ao curta e depois da exibição pergunte a eles de qual personagem mais gostaram e por quê. Pergunte se eles conhecem outras histórias de medo e qual história gostariam de compartilhar com o grupo.


Aproveite para explicar sobre o que significa ser malcriada, sobre a obediência, sobre o medo, a aparência das personagens e as sensações provocadas pela voz da vovozinha.


(30 minutos)




Etapa 3:


Explique sobre os elementos narrativos ( narrador - personagem - espaço - tempo - elímax) e a sua importância para a construção de uma história.


(30 minutos)




Etapa 4:


Divida as crianças em grupos e distribua imagens de lugares ou personagens, como por exemplo: uma casa abandonada, um lago, árvores, uma boneca, Saci Pererê , etc e peça para os grupos criarem uma história de assombração com a imagem que receberam.


(30 minutos)




Etapa 5:


Após a criação da história, os alunos confeccionarão o figurino para o vídeo e maquiagem.

(50 minutos)




Etapa 6:


Os alunos ensaiarão a dramatização - expressões faciais, movimentos e voz.


(20 minutos)




Etapa 7:


Cada grupo gravará no celular a dramatização da sua história de medo, de no máximo 5 minutos.

(30 minutos)




Etapa 8:


Os vídeos serão apresentados para a sala.


(50 minutos)



Avaliação:


A verificação da aprendizagem será feita por meio da participação dos alunos e da produção final do vídeo.



Para saber mais:


A importância de contar histórias





Referências bibliográficas: Dados que foram usados na pesquisa para montar o plano de aula.


A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL





Outras temáticas que podem ser abordadas com o mesmo curta:


A questão da água (Biologia - Ciências - Geografia - Sociologia)


O meio ambiente - a terra seca - a vegetação morrendo (Ciências - Biologia - Geografia)


As relações entre pais e filhos (Psicologia- Filosofia)


O Medo - A Morte - (Psicologia - Filosofia)


As lendas - Os mitos (História - Arte)



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (3)