Relato de atividade em sala de aula

"NEGRITUDE" E "RACISMO ANTIRRACISTA": CIDA E SEUS VALORES SARTRIANOS

O Xadrez das Cores
09/01/2014
Filosofia
Ensino Médio
150
Simeão Mateus Galvão



O tema "reflexões sobre o racismo" é um dos conteúdos propostos no material fornecido pelo governo. Uma das habilidades a serem adquiridas pelo aluno com o tema,sugerida pelo programa é "(...) analisar a importância dos valores éticos na reflexão sobre racismo, identificar estratégias que promovam formas de inclusão social." O filósofo sugerido para tratar deste tema era o francês Jean-Paul Sartre. Em sua obra "Reflexões sobre o Racismo",ele trabalha ideias como "negritude" e "racismo antirracista". Então como abordar conceitos de cara abstratos aos alunos, mas de fundamental importância pra se obter as habilidades sugeridas? O curta o Xadrez das cores promove isto, pelos conflitos abordados, pelas posturas das personagens e pelo fascínio que uma peça audiovisual proporciona aos jovens.

1º- Foi apresentada a questão inicial: "Ainda há racismo no Brasil?". Para mostrar aos alunos que sim, foi trabalhado um texto de Jair Batista da Silva, O que é racismo no Brasil,no qual ele expõe este fenômeno ainda presente. 2º- Foram apresentados aos alunos alguns dados do IBGE (2007)que mostram o desfavorecimento do negro em relação ao branco nos quesitos escolaridade, expectativa de vida e mortalidade infantil (aplicação de exercícios); 3º- Então foram apresentadas ideias sobre o racismo, o que está por trás, suas causas culturais e sociais, etc. Para tal, foi elaborado um texto como síntese das ideias propostas, com um trecho, uma citação direta, da obra de Sartre sobre racismo. 4º- Para reforçar e dar exemplos visuais e factuais aos conceitos apresentados, foi passado o curta O xadrez das cores. Foi lhes pedido que identificassem o conteúdo do texto trabalhado anteriormente nas atitudes da empregada negra Cida e da idosa Estela. 5º- Após projeção do curta, discussões,e uma avaliação escrita dissertativa (redação com questões propostas) no sentido de detectar a apreensão do conteúdo, se o diálogo entre os conceitos trabalhados e a mensagem do curta foi efetiva. (a)detectar no comportamento de Cida, ao sofrer discriminação racial, uma postura ética (quando nega-se a dar mais um comprimido, ou ao mostrar seu valor quando aprende xadrez para enfrentar intelectualmente e dignamente Estela, ou ao intervir na sua comunidade pelo esporte do xadrez, etc), e(b)por meio da conceituação filosófica perceber que a postura ética de Cida é um exemplo bem acabado do que diz Sartre ao afirmar que os negros só podem negar o racismo afirmando a sua cor,cultura,origens, ou seja, pela negritude, como orgulho e ostentação da sua condição de negro, pela valorização de sua auto-estima, conforme fez Cida ao encarar o racismo de frente e lutar contra ele.

Imediatamente, com a projeção do filme, atenção da maior parte dos alunos com a narrativa, emoção maior(sobretudo das meninas, algumas choraram)na cena em que as duas se solidarizam pela perda de um filho (que virou um gancho para trabalhar a noção de luta contra a ideia de racismo e não contra o indivíduo que o pratica, o que fica patente na fragilidade e solidão da idosa Estela, daí a sua atitude discriminatória). Deficuldade de muitos alunos em criar conexão e dar significado a ideias presentes em diferentes formatos, seja em texto seja em audiovisual. E muitas interpretações bacanas, algumas surpreendentes e não esperadas a partir da leitura do curta com o olhar reflexivo filosófico.