Relato de atividade em sala de aula

ONDE ESTÁ O PRECONCEITO?

O Xadrez das Cores
16/09/2012
Pós-graduação - Especialização
25
Josenira Unias Ribeiro



 Sensibilizar os alunos para a importância do Projeto Africanidades;  Criar oportunidades de debates para questionamentos sobre preconceito, racismo e pluralidade cultural;  Apresentar aspectos culturais que a cultura africana nos proporciona;  Proporcionar possibilidades na escolha de trabalhos a serem apresentados na culminância do projeto.

 Apresentar o Projeto Africanidades. Conhecer a Lei Federal - Importância e consequências.  Apresentar o curta Xadrez das Cores. Debate com a turma.  Apresentar o curta Maré Capoeira. Dividir o grupo em equipes. Escolha de temas para serem apresentados no Projeto Africanidades.  Apresentar o vídeo da música de Gabriel o Pensador - Lavagem Cerebral. Fazer um relato das experiências com sugestões para melhoria dessa realidade (acrescentando outras músicas/textos).

Foi uma atividade envolvente e animada, embora com algumas resistências dos alunos, que não queriam participar do projeto, mas que acabaram se envolvendo nas atividades que foram de apresentações nos grupos. Tivemos debates e relatos dos filmes, juntamente com as músicas utilizadas. Os alunos acabaram apresentando vários comentários sobre histórias que conheciam de racismo e das suas vivências com a cultura africana, que já estão incorporadas no seu cotidiano. Após, os grupos se organizaram para estudarem as temáticas escolhidas e pesquisarem e apresentarem ao final do projeto. Entre os temas, foram escolhidos: Influências africanas no nosso cotidiano; A capoeira; comidas típicas; A música africana em nossa vida; O preconceito em nossa escola.