Relato de atividade em sala de aula

PENSAR, REFLETIR E ENTENDER AS RAÍZES DO PRECONCEITO

O Xadrez das Cores
16/09/2012
História
Formação de Educadores
20
Rute Albuquerque R. da Silva



Mostrar às professoras o curta, que seria usado no evento Xadrez Gigante na escola. De acordo com os PCNs, "é uma das responsabilidades da escola levar os alunos a assumirem uma postura ética e responsável diante da diversidade cultural e étnica". Diante disso, o nosso objetivo foi levá-los a refletir sobre as raízes do preconceito racial e como o desrespeito às diferenças reflete de forma negativa na sociedade.

- Antes da sessão do curta para os alunos, fizemos uma sessão para as professoras em horário de HTPC, a fim de iniciarmos as discussões sobre o tema. - Conversa informal sobre o título do curta. - O que sabemos sobre o jogo de xadrez? - O que pensamos quando lemos o nome do curta? - O que é discriminar? (Procurar no dicionário). - Existe discriminação no nosso meio? - Quais os tipos de discriminação que conhecemos? - Assistimos ao curta: O Xadrez das cores. - Após a sessão do filme, retomamos o debate. Pedi para que falassem sobre o assunto. - Pedi para que relatassem qual foi o melhor momento do filme e por quê.

Foi uma experiência muito boa. Abriu-se uma discussão, na qual foram levantados vários temas, não só sobre a discriminação racial, mas também sobre o respeito ao idoso, a solidão, a violência entre as crianças. O filme retratou a situação de discriminação, mas também mostrou que podemos superar todos os momentos difíceis, é só termos coragem de reagir. Depois das discussões, cada professora se propôs a trabalhar o tema com os alunos e escolher o melhor dia para a exibição do curta.