Relato de atividade em sala de aula

A COR!

O Xadrez das Cores
15/09/2012
Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
23
Mariza Domingues Alves



- Reconhecer os atos de racismo apresentados no vídeo; - Refletir sobre esta questão na realidade escolar/vida; - Aprender as regras do jogo de xadrez, para poder jogá-lo.

1-) Apresentação da proposta, trabalho com o curta; 2-) Assistir ao curta: O xadrez das cores; 3-) Organizar uma roda de conversa: Discutir as situações apresentadas pelo curta; 4-)No laboratório de informática, iniciar o estudo das regras do jogo de xadrez; 5-) Trazer o jogo para sala de aula;

Foi uma experiência muito boa, nunca havia levado um curta para sala de aula. Os alunos gostaram muito e interagiram nas rodas de conversa organizadas ao longo dos dias decorridos. Demonstraram sentimento de raiva, inicialmente, por parte da patroa que tratava mal a empregada com comentários ofensivos. Gostaram da experiência com o jogo de xadrez, também no computador; alguns alunos me auxiliaram, ensinando os colegas, porque participaram de aulas de xadrez na escola, que aconteciam no contra turno. É um jogo de raciocínio e atenção muito bom, para esta faixa etária. Gostei!