Relato de atividade em sala de aula

DISCRIMINAÇÃO DE COR

O Xadrez das Cores
23/11/2010
História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
17
Maria do Ó Medeiros



Desenvolver nos alunos a capacidade de aceitar as diferenças; Valorizar as pessoas por seus valores morais e não pela cor da pele; Mostrar para os alunos a importância do respeito ao próximo repudiando qualquer tipo de preconceito; Refletir sobre a importância das tradições africanas na formação da cultura brasileira;

1º momento:conversa sobre o assunto "discriminação de cor". 2º momento: exibição do filme " O xadrez das cores" 3º momento: resumo do filme através de um texto argumentativo 4º momento: apresentação dos textos em forma de seminário e discussão sobre os vários tipos de discriminação exitentes na sociedade 5º momento: elaboração de uma peça teatral pelos alunos para ser apresentada para a comunidade escolar usando fantoches 6º momento: ensaios da peça e discussão referente à melhor forma de apresentação da mesma 7º momento: apresentação da peça para toda a comunidade escolar

Tudo começou a partir de uma problemática que vinha acontecendo com os alunos do 5º ano "U" da Escola Estadual Santa Terezinha, em São João do Sabugi-RN, quando estes começaram a praticar brincadeiras de mau gosto sobre a cor de alguns colegas de turma, apelidando-os de "negros" e "tições" e outros apelidos que relacionavam-se ao bulling.Por este motivo eram reclamados pela professora, que procurava sempre abordar o tema "Discrinação racial na sala de aula" com o objetivo de minimizar "atitudes de violência entre os alunos.Um belo dia chega à escola o convite para participar do "Curta na escola", projeto da Petrobras, que incentiva professores a usar os filmes brasileiros de curta metragem para trabalhar temas didáticos que tinham a ver com o cotidiano e o dia-a-dia da sala de aula. Para trabalhar o assunto foi escolhido o filme "O xadrez das cores" que imediatamente chamou a atenção da professora que levou o filme para casa para assistir e percebeu que poderia ajudá-lo a solucionar o problema sobre preconceito de cor na sua turma. No dia 15 deste mês os alunos assistiram ao filme e logo em seguida foi feito um debate, ou seja, uma provocação de ideias sobre o tema do filme e sobre outros assuntos que estariam sendo abordados. Durante o debate os alunos foram relatando aos poucos o que o filme mostrava, como por exemplo, discriminação de cor, abandono dos idosos pelas famílias, e os maus tratos sofridos pelas empregadas domésticas através das patroas preconceituosas, não tanto pela cor pois os alunos viram que as empregadas brancas também eram maltratadas. Após o debate os alunos fizeram um resumo do filme e apresentaram em forma de seminário enfatizando sempre a discriminação racial. Os alunos expressaram o desejo de criar uma peça de teatro usando fantoches de duas famílias : a preta e a branca. A peça intitulada "Preconceito de cor: um horror" foi apresentada para toda a escola no dia 19 de novembro (véspera do Dia da Consciência Negra)