Relato de atividade em sala de aula

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

O Xadrez das Cores
11/10/2010
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
31
ROBERTO DE ALBUQUERQUE CAVALCA



Discutir o processo histórico de formação do povo brasileiro, a miscigenação e a construção da nossa sociedade, bem como compreender aspectos culturais de cada povo, focando no debate sobre a existência ou não de estruturas que resultaram na hierarquia de classes e situações de desigualdade e exclusão de determinados povos do passado e nos dias atuais.

1º - Discutir em sala de aula sobre o termo "preconceito"; 2º - Falar sobre as formas de preconceito, abordando não apenas os integrantes do grupo racial negro, mas sim: indigenas, nordestinos, religiosos, etc... 3º - Falar sobre a existência do site e a existência de inumeros curtas que podem ser usados em sala de aula; 4º - Fazer uma explanação sobre o filme, pedindo que os alunos marquem as passagens que forem mais significativas; 5º - Exibir o filme para a turma; 6º - Discutir as principais passagens do filme (para isso é necessário que o professor tenha previamente em mãos) um roteiro do filme - o que inclui a sua análise textual e de conteúdo, cena a cena. 7º - Estimular o debate sobre a obra 8º - Ao final, cobrança de relatório sobre o filme e solicitação para que os alunos descrevam uma situação de preconceito que vivenciaram na vida real.

A experiência realizada foi gratificante. Pois além de ser professor, já trabalhei na produção de curtas e longa metragens e mantenho na cidade um cineclube que fomenta periodicamente inúmeros debates sobre cinema, utilizando principalmente filmes do acervo da programadora Brasil. O roteiro do filme prende o espectador que durante a exibição é movido por vários sentimentos: revolta, indiferença, tristeza, ansiedade e alegria. Para o aluno é bem mais fácil compreender determinado tema se houver um estimulo visual. Logo, os alunos vão assimilando o que ouviram e associando com o que está no vídeo. Percebendo que eles próprios conseguem relatar experiências vividas e descobrindo que alguns deles são carregados por preconceitos. Eles participaram ativamente do debate e interagiram muito discutindo o assunto. Também foi citada a analogia com o jogo de xadrez. Se prontificaram em procurar ser melhores uns com os outros, respeitando as individualidades existentes.