Relato de atividade em sala de aula

OBSERVAÇÕES ACERCA DO USO DA LÍNGUA EM "O XADREZ DAS CORES"

O Xadrez das Cores
18/12/2009
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
30
Jorge Luiz Marques de Moraes



No curta-metragem "O Xadrez das Cores", podemos observar uma preocupação explícita do roteiro no trato com a Língua. Este aspecto do filme chamou-nos a atenção e, por conta disso, decidimos exibi-lo para os alunos. Em linhas gerais, queríamos fazer com que eles observassem dois aspectos: 1- Como a língua pode ser veículo de preconceitos; 2- como as estruturas comparativas, em especial a metáfora e a comparação, estão presentes na fala cotidiana; Além disso, o alunado atendido pertencia às classes populares. Muitos deles viviam ou vivem situações de exclusão e/ ou preconceito. A partir da exibição do filme, intencionalmente colocamos em pauta tais temáticas em aula.

1- Atividade de pré-leitura: dado o nome do filme, perguntamos aos alunos se eles tinham alguma ideia da temática do mesmo; 2- os alunos expuseram suas opiniões, as quais tinham de ser sempre justificadas ao restante da classe; 3- o vídeo foi exibido à turma; 4- após a exibição do filme,comparamos as expectativas prévias dos alunos e a concretização ocorrida; 5- solicitamos aos alunos que explicassem o título do filme a partir da exibição realizada; 6- fizemos notar que a personagem Dona Estela concretizava seu preconceito através do uso da Língua. Neste sentido, pedimos que os alunos destacassem algumas das expressões racistas utilizadas pela patroa com relação à empregada; 7- relacionamos a obra de ficção com a vida real, solicitando que os alunos expusessem outras expressões linguísticas preconceituosas e em que contexto eles haviam presenciado seu uso; 8- destacamos frases do roteiro nas quais pudéssemos observar a presença de ambiguidades intencionais e, a partir daí, pedimos que os alunos expusessem as diferenças semânticas entre os termos, como ocorre com a palavra "xadrez", no exemplo: "Xadrez é jogo de branco. Por isso que você não conhece. Porque preto só conhece o xadrez da delegacia"; 9- fizemos uso de uma fala da personagem Cida para introduzirmos os conceitos de comparação e metáfora: "Se o peão era que nem a empregada doméstica,a rainha devia ser como a patroa da gente". Aproximamos os termos peão/ empregada doméstica; rainha/ patroa da gente, no sentido de explicitarmos a comparação e, logo depois, introduzirmos o conceito de metáfora; 10- ampliamos os conceitos apreendidos, solicitando que os alunos elaborassem outros exemplos de frases cotidianas onde pudéssemos encontrar exemplos de comparação e metáfora; 11- fizemos notar aos alunos que a última sequência do filme, na qual a linguagem não-verbal predomina, elabora uma redenção no relacionamento de Estela e Cida.

Além de alcançarmos o objetivo do trabalho com o conteúdo estrito de Língua Portuguesa, visto que a exibição do filme possibilitou a exploração intencional dos aspectos anteriormente descritos, "O Xadrez das Cores" possibilitou ao grupo refletir acerca de questões importantes no universo da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A pluralidade cultural, o preconceito e a discriminação foram assuntos colocados em pauta e discutidos. Também pudemos chamar a atenção dos alunos para a importância do domínio de todas as variantes da língua materna, posto que essa gama de variabilidade proporciona ao alunado a possibilidade de utilizar os recursos verbais na luta por uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.