Relato de atividade em sala de aula

XADREZ DAS CORES DA XEQUE-MATE AO RACISMO

O Xadrez das Cores
17/12/2009
Língua Portuguesa
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RITA DE CÁSSIA SANTOS LIMA



Criar possibilidades de sensibilização de alunos/as quanto ao tratamento da questão racial no cotidiano escolar;refletir sobre as formas de racismo existentes em nossa sociedade e à necessidade de construirmos práticas educativas centradas na solidariedade e no respeito à diversidade humana foram os objetivos do III EVENTO RELATIVO AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, projeto operacionalizado e desenvolvido num esforço coletivo dos cursos: Pedagogia, Administração e Direito da Escola e Faculdade São Geraldo, envolvendo as disciplinas que, em suas ementas, relacionam-se, direta ou indiretamente, com a temática da História e da Cultura Afro-brasileira, com a diversidade cultura e com as políticas de inclusão.

18: 30h- Abertura de exposição de trabalhos dos três cursos (ficarão até o final de novembro):  Varal de poesias Prof. Leonardo Dutra (Administração) A criança negra na sociedade brasileira (3° período Pedagogia: Profª Maria Regina Gomes); As contribuições dos africanos para a formação social brasileira (3° período pedagogia - Profª Rita Lima) 19:00h - Abertura: Narração: origens do 20 de novembro (Profª Rita Lima)Saudações aos/às presentes Diretor da FSG, coordenador do Direito e Coordenadora da Pedagogica e comissão organizadora(Rita Lima, Maira Pego (Pedagogia), Leonardo e Leandro (Administração), Fernando Dillen (Direito) 19:20h - Apresentação de trabalhos de alunos/as Exposição: O papel do Ministério Público no combate ao racismo (Alunos/a do Direito Orientação Prof. Fernando Dillen) Dramatização: "A influencia Banto e Iorubá na língua portuguesa" (3° período Pedagogia: Profª Rita Lima); Adaptação de "Reizinhos do Congo" (História infantil) com a Banda de Congo de Roda D Água (5° período Pedagogia: Profª Eliana Thompson) 20:30h - Apresentação do filme curta metragem "XADREZ DAS CORES" dirigido por Marco Schiavon. Prêmio de melhor filme em Júri Popular no Festival de Cinema de Goiás de 2005 Mesa redonda com alunos/as dos três cursos Debate sobre as questões suscitadas no filme.

Observamos que o projeto contribui para integrar os três cursos e envolveu de forma contagiante alunos/as, especialmente, as turmas da pedagogia que protagoniram as ações de valorização da cultura afro-brasileira. Depoimentos de alunos/as evidenciam a sensibilidade do filme e a profundidade com que retrata situações, infelizmente, ainda vividas no dia a dia de muitos lares, de muitos locais de trabalho, de muitas escolas e de muitas instituições públicas e privadas em nosso país. "as pessoas se espelharam naquela situação de um modo ou de outro, brancos e negros, que superaram as limitações que tais situações impõem e produzem" (aluna do direito) "Eu me senti muito importante fazendo parte da mesa redonda de debate sobre esse tema. O racismo é nefasto para a humanidade porque aborta sonhos e interdita a humanização das relações" (aluno da pedagogia). Sentimos que o curta funcionou como um importante dispositivo para acionar reflexões acerca da posição que os/as negros/as ocupam no mundo do trabalho, seja com relação à qualidade do trabalho que executam ou com relação à desigualdade salarial entre homens brancos e negros e mulheres brancas e negras. Outro aspecto abordado foi o papel da Estado brasileiro na exclusão de negros/as do acesso à educação e à escola que repercute diretamente no acesso ao mercado de trabalho e na marginalização dessa população, em particular, a juventude negra. Podemos afirmar que o curta "Xadrez das Cores" constitui-se como um importante recurso pedagógico para abordar o racismo nas relações sociais.