Relato de atividade em sala de aula

IDEOLOGIA E CONTRA IDEOLOGIA

O Xadrez das Cores
19/12/2009
Filosofia
Ensino Médio
120
Edson Renato Nardi



Este filme foi utilizado com o intuito de se apresentar o conceito de Ideologia tal como proposto por Karl Marx e, paralelo a esta finalidade, buscou também discutir algumas manifestações de atitudes ideológicas presentes no filme escolhido (O xadrez das Cores) caracterizadas pelos conceitos de Humilhação, Preconceito e Racismo o que fez com que o trato destes conceitos acabasse por enveredar pela seara dos temas transversais. No que tange aos conceitos citados buscamos fazer uso de autores variados e que lidaram com este tema, dentre estes citamos Jean Paul Sartre (a respeito da negritude) e Olympe de Gauge (preconceito de gênero).

1 - Levantamento de opiniões dos alunos sobre o tema através de questionamentos tais como os que se seguem: a) Existe preconceito no Brasil? b) Todos são iguais em relação as leis? c) Vocês já ouviram em algum lugar o conceito de Ideologia? Vocês sabem o seu significado? Qual? 2 - Problematização das respostas apresentadas pelos alunos, buscando fazer com que as discussões saissem do senso comum e adentrassem a esfera da reflexão crítica. 3 - Pesquisa dos alunos na rede mundial de computadores sobre o significado dos conceitos apresentados. 4 - Apresentação dos resultados da pesquisa realizada pelos alunos. 5 - Leitura e discussão de textos que tratam deste tema, dentre eles citamos o conceito de Ideologia de Karl Marx (excerto do texto Ideologia Alemã) o conceito de Negritude em Sartre (excerto do texto Orfeu Negro) e o preconceito de gênero através da produção de Olympe de Gauge (Declaração dos direitos das mulheres e da cidadão). 6 - Discussão dos textos e questionamento junto aos alunos para que estes se manifestassem se concordam ou não com o(a) autor(a) ou ainda, exemplos de situações que se vinculavam ao tema discutido que vivenciaram ou ficaram sabendo. 7 - Uso do vídeo O Xadrez das Cores buscando verificar se, no filme apresentado, acontece alguns dos elementos que foram discutidos nas aulas anteriores. 8 - Criação de uma produção sintese sobre os temas discutidos e apresentação de propostas para a resolução dos problemas discutidos em aula (mudança de condutas, exigência de leis, etc).

Os resultados foram os mais inusitados e interessantes possiveis. Dentre eles citamos o relato de vários episódios de racismo e preconceito que, até então, não faziamos idéia que o(a) aluno(a) havia passado por isso. Exemplo emblemático é o relato de uma aluna cujo irmão negro ao sair com amigos brancos em um carro, encontrava-se no banco de trás do mesmo e ao passarem por um sinal vermelho, foram abordados pela polícia e somente este aluno foi levado as dependências da Delegacia de Polícia. Outros exemplo foi de uma aluna que ao assistir o vídeo acabou por ter um ataque de risos, tal fato nos soou muito estranho e, mais tarde, ao perguntarmos para ela o que havia acontecido, esta disse que sofria o mesmo tipo de tratamento pelos seus patrões e, ao assistir ao filme, teve uma forte emoção manifestada em riso que, na verdade, era sofrimento. Esta aluna após assistir ao filme nos disse que acabaou por se desligar do emprego tal como a personagem do filme. Diante desse fato e do relato anterior, acabamos por perceber que não bastava somente sensibilizar o aluno sobre a existência dessas vitimizações mas, também, dar a ele aparatos legais, pois ambas as pessoas citadas estavam sendo vítimas de um crime e poderiam acionar seus patrões ou autoridades na justiça, coisa que até então ambos não sabiam. Por fim um episódio extremamente emocionante foi um aluno negro que sempre adotou uma atitude de afirmação de sua negritude (através da dança e da cultura hip hop) e que chocava alguns professores (avessos a respeitar tal movimento cultural) ao faze-lo. Após assistir ao filme encontrava-se em uma aula vaga que aconteceu na semana seguinte e, ao invés de optar por ficar no ocio, solicitou ao professor de Educação Física um tabuleiro e se pôs a aprender e jogar xadrez. Sabemos que não é somente este ato que o tornará livre e respeitado mas, ao faze-lo demonstrou de forma autônoma a apropriação do desejo e necessidade de aquisição de capital cultural para se libertar.