Relato de atividade em sala de aula

XEQUE MATE NO PRECONCEITO

O Xadrez das Cores
19/11/2009
História, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
16
Lucimara Assunção Gomes



O principal objetivo do uso do filme foi de abordar o tema: Preconceito Racial, em alusão ao Dia da Consciência Negra, que em São Paulo, comemora-se no dia 20/11/2009, e é decretado feriado. Este curta-metragem foi a alavanca para o início do projeto Xeque mate! no preconceito. A escolha desse curta-metragem foi por ser um filme que explicita o racismo nu e cruelmente declarado de alguns brasileiros que ainda acreditam na superioridade das pessoas de pele branca. Cultura essa que vem desde o período da escravidão. Por se tratar de uma sala de alunos adultos em processo de alfabetização, a maioria das atividades foram desenvolvidas em duplas produtivas, foi trabalhado muito a oralidade, e o produto final foram os trabalhos escritos em papel almaço e cartazes.

1-1o. dia, os alunos apreciaram o filme. Após a exibição, houve uma discussão acerca do principal tema abordado no curta: O preconceito Racial. Como a maioria dos alunos é negra ou descendentes de negros, muitos se identificaram com a personagem da empregada doméstica Cida (Zezeh Barbosa), pois a maioria das alunas da sala são diaristas ou cuidam de senhoras de idade,e muitas têm ou já tiveram contatoc alguém muito parecido com a personagem da atriz Miriam Pyres, a Dona Maria Nesta discussão sobre Racismo, tolerância a certos abusos cometidos por patrões contra empregados humildes, e principalmente negros,muitas alunas contaram suas próprias experiências e até verteram lágrimas ao relatarem tais fatos.Foram relatos emocionantes onde muitos concordaram com uma coisa, a mulher negra e pobre no Brasil, é invisível dentro de uma casa de família e o homem negro e pobre é vagabundo, drogado ou ladrão. A própria sociedade cultiva esse preconceito, e por isso é tão marcante e presente em nosso dia-a-dia. 2- 2o. d- a professora trouxe para a classe um breve relato sobre a escravidão no Brasil(texto mimiografado, oriundo de um livro de história da 3a.série), do período colonial até os dias de hoje. Após a leitura compartilhada, a professora pediu para que os alunos identificassem algumas palavras chaves dentro do texto. Todas as atividades foram feitas em duplas produtivas, por se tratar de uma sala de alfabetização de jovens e adultos(de 17 a 71 anos). 3-3o.d-A professora exibiu novamente o filme o Xadrez das Cores, desta vez, algumas partes apenas, para serem comentadas e discutidas. A primeira cena foi a do comportamento da dona Maria em relaçao à Cida.Em seguida, a questão do jogo de xadrez considerado um jogo elitista.A determinação da Cida em aprender as regras do jogo, comprando um tabuleiro de xadrez e um livro de regras para estudá-l0. A questão da Ética, quando a outra empregada resolve dar o remédio em dose dupla para a D. Maria, sem critérios.

A experiência teve um resultado muito positivo, pois, a apreciação do filme, as discussões sobre os temas abordados,a identificação que muitos tiveram com a Cida(Zezeh Barbosa) porque já vivenciaram o que ela representou no curta, e ainda vivenciam. Quando perguntei sobre a origem dos pais de muitos deles, descobri em sala que há uma descendente de angolanos na sala. Os costumes, as crenças,a religião, as palavras que enriqueceram o nosso vocabulário, cuja origem é africana, foram temas abordados no segundo dia de aula, onde além do texto escrito, a professora fez um levantamento na lousa acerca do que os alunos conheciam da cultura africana. Quando se foi trabalhada a questão do racismo, muitos alunos, emocionados, relataram fatos que haviam ocorrido com eles, vítimados pelo racismo. Os alunos precisaram reunir-se no final de semana, na casa de um dos componentes do grupo, para pesquisarem um pouco sobre a cultura aficana, e as contribuições do trabalho escravo para a construção das principais estradas brasieliras, além de outras grandes colaborações, seu serviço prestado à Casa Grande,e após esta pesquisa, os educandos produziram, em papel almaço ou em cartolina,os dados que colheram durante a pesquisa feita no final de semana e depois apresentaram-nos aos colegas de sala. Foi feita também uma pesquisa sobre os direitos trabalhistas das empregadas domésticas, que serviu como orientação para as alunas e também para abordar o tema Cidadania.