Relato de atividade em sala de aula

DISCRIMINAÇÃO SOCIAL

O Xadrez das Cores
28/10/2010
Ensino Fundamental - Anos Finais
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gisele correia fiorelli



OBJETIVO GERAL Proporcionar momentos de discussão, valorização e respeito à diversidade humana na escola. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais, e culturais que constituem a identidade própria e dos outros; Entender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos de ação humana; a si mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica das diferentes grupos de indivíduos; Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura; Identificar os significados históricos das relações de poder entre os grupos sociais;

Debatemos sobre as diferenças existentes entre grupos humanos e indivíduos, como as classes sociais, a divisão do trabalho,a hierarquização que valoriza mais ou menos pessoas e grupos.A professora escreveu no quadro "classes sociais" e perguntou os alunos o que significava aquilo. Com esses questionamento, pude observar que, os alunos identificaram uma forma de injustiça social: A pobreza. O mesmo processo foi utilizado no questionamento sobre a divisão do trabalho. Através de perguntas sobre quais trabalhos são mais importantes e quem ganhava mais ou menos. Assim,foram estimulados a pensar que a hierarquia no trabalho, é algo criado pela sociedade. Após, a professora abordou a diferença entre as pessoas, no que diz respeito às características físicas e, constatamos que cada um é único com sua aparência e também em suas realidades. Demos continuidade à aula, abordando sobre as questões étnicas e raciais, diferenciando etnia de raça, abordando o etnocentrismo europeu, que até os dias atuais, ainda influenciam nossa forma de pensar. Para abordar o etnocentrismo europeu, Foi lançado o assunto sobre "dsecobrimento" do Brasil. Assim, os alunos perceberam o domínio europeu sobre os povos indígenas e a imposição de sua cultura, denominada eurocentrismo. Esse assunto teve vários desdobramentos, chegando ao nosso idioma, à dominação do negro africano, tomado como escravo e tratado, junto com os índios, como "bichos", sem alma, já que também não tinham a mesma crença religiosa e nem "eram civilizados". Os alunos fizeram o uso do dicionário, para consultar a palavra racismo. A professora então questionou o fato de o negro ter um passado histórico, como escravo, contribuindo para essa questão da discriminação, que perdura até os dias atuais. Finalizamos com a audição e leitura das seguintes músicas: "Problema Social" de Seu Jorge, "Racismo é burrice" de Gabriel Pensador e para finalizar,o curta XADREZ DAS CORES.

A participação oral dos alunos, bem como, através do pequenos textos produzidos por eles, demosnstrou que o filme, enriqueceu o conhecimento prévio, sobre as questões de discriminação, de forma agradável. O filme sintetizou todo o conteúdo acerca da discriminação étnica-racial e social, estudado e trabalhado pelos alunos.