Relato de atividade em sala de aula

PRODUZINDO CURTAS NA ESCOLA

O Xadrez das Cores
11/09/2008
Ensino Médio
130
Luza Mai Marques Seckler



- Identificar o tema proposto no filme: preconceito racial;
- Identificar os problemas sociais abordados no filme: a vida na favela, criminalidade infantil, a pobreza, diferenças sociais e culturais, discriminação social, etc.
- Identificar as difer

Os alunos assistiram ao filme "O Xadrez das Cores", primeiro para tomarem conhecimento da história e depois para que observassem a época, o espaço físico, os ambientes, as características físicas e psicológicas das personagens, o tipo de narrador: onisciente ou onipresente (em 1ª ou 3ª pessoa), a estrutura do filme: introdução, desenvolvimento(enredo-climax-solução), conclusão e os dados técnicos apresentados na filmagem. As questões acima foram propostas em forma de perguntas orais e depois respondidas por escrito pelos alunos. Os alunos foram divididos em grupos de cinco a seis elementos e tiveram acesso ao texto para que verificassem a estrutura da crônica que servia como roteiro para o filme. Após, distribuí para os grupos diversas crônicas de Luís Fernando Veríssimo para que imaginassem a possibilidade de transformá-las em roteiro para produção de um curta-metragem. Os alunos leram as crônicas e debatemos sobre cada uma delas. Cada grupo ficou responsável por pesquisar outras crônicas de diferentes autores e de transformar os textos em roteiros para filmagem, para em seguida produzirem os seus filmes.

O trabalho ainda está em andamento. Os alunos estão pesquisando os textos para fazerem as adaptações para a filmagem. Como ainda vai demorar um pouco até a apresentação dos filmes, achei que deveria relatar aos poucos todo o processo. Reuni no auditório da escola quatro turmas do Ensino Médio, um primeiro ano e três segundos anos. Após assistirem ao Curta "O Xadrez das Cores" alguns alunos aplaudiram de pé, o que me surpreendeu, pois nestas turmas existem alunos considerados extremamente indisciplinados e que durante a apresentação ficaram muito concentrados. O filme realmente prendeu a atenção da maioria dos educandos. Quando comentei que produziriam um filme, ficaram entusiasmados. Alguns pediram para escrever as suas próprias histórias em vez de pegar uma pronta. Penso em fazer um festival de curtas para apresentarem para toda a comunidade escolar!