Relato de atividade em sala de aula

BELAS CORES DE UM FILME,BELAS CORES DE ENSINAR, BELAS CORES DE AMAR!

O Xadrez das Cores
18/09/2008
Matemática
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
100
Rosiani Mendes



Sou professora de xadrez e jogos e sempre estou a procura de diferentes recursos para uma maior qualidade de ensino e, consequentemente, de uma maior aprendizagem. Foi numa dessas buscas que descobri o Porta Curtas e para o meu contentamento,descobri um filme que me emocionou grademente, não somente pela sua qualidade pedagógica, como também pela mensagem que transmite.
O filme me ajudou de maneira fantástica a fazer com que os alunos percebessem como o xadrez pode contribuir para um maior desenvolvimento do ser humano tanto interlectualmente como socialmente.
Desse modo, o meu objetivo ao trabalhar o filme Xadrez das Cores foi promover que os alunos compreendessem
que através dos jogos podemos nos transformar em seres humanos melhores, não importando se somos peças brancas ou pretas.

Num primeiro momento pedi aos alunos que pesquisassem a história do xadrez e como ele foi introduzido no Brasil. Em seguida, pesquisamos como o jogo de xadrez pode contribuir para o raciocínio e o pensamento.Partindo dessas idéia, procuramos descobrir outros benefícios que o jogo pode propiciar, como por exemplo, o fato de que muitas pessoas utilizam o jogo como terapia, podendo expressar emoções. Assistimos o filme Xadrez das Cores e em seguida, fizemos uma roda de conversa onde os alunos puderam expor suas idéias a respeito da mensagem que foi transmitida, colocando também como se sentiram em relação ao que foi apresentado.Depois da conversa sobre o filme, os alunos, em duplas, produziram folders fazendo propagandas para convencer o público a assisti-lo. Ainda seguindo essa idéia, produziram textos colocando a opinião pessoal a respeito das personagens e a maneira com agiram. Destacando que a personagem ao ver as crianças na rua fazendo uso de brincadeiras violentas, passa a ensiná-las a jogar xadrez, foi lançado o desafio de escolherem alguém do seu grupo social e ensinar o jogo. Para isso deveriam fazer uso de material alternativo na produção das peças de xadrez. Fizemos, então, as peças com tampinhas de garrafa pet para que as crianças pudessem brincar e ensinar alguém a jogar. Após essa atividade, escreveram um relato contando como foi a experiência de ensinar e como se sentiram ensinando.O objetivo aqui era passar uma mensagem social, ou seja, aprendemos mais ainda quando ensinamos. Finalizando, pensamos na questão racial, no quanto o preconceito faz parte de nosso dia-a-dia, bem como, no quanto não percebemos nossos próprios preconceitos! Pensando nas diferentes formas de discriminação, as crianças tiveram a oportunidade de confeccionar cartazes alertando contra esse mal que ainda assola a humanidade.

Os resultados foram incríveis, pois além de vivenciarem experiências significativas, estavam brincando a partir de um recurso que muito agrada todos: o filme. Penso que eles aprenderam a valorizar o jogo do xadrez propriamente dito, rever o conceito de regras e pensar em como as mesmas são importantes na vida do ser humano. Outro fator que é importante destacar, é que através desse trabalho, as crianças aprenderam o porquê do título do filme ser "xadrez das cores" e como podemos utilizar o jogo para unir e não para separar. O filme ajudou também a pensarmos em maneiras diferentes de brincar e de utilizar materiais variados, proporcionando às crianças a possibilidade de criarem jogos. Mas o maior de todos os resultados para mim foi a maneira como discutiram questões importantes sobre o ser humano: o sofrimento por atitudes preconceituosas e como podemos agir para sermos seres humanos mais Humanos, pensando no outro independente de raça, cor ou credo.