Relato de atividade em sala de aula

PRECONCEITO: SOMOS VÍTIMAS OU CULPADOS?

O Xadrez das Cores
29/10/2008
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
34
Jaqueline M Pereira de Souza



Conceituar preconceito,desigualdade social,
Reconhecer a contribuição das diversas culturas e etnias na formação do povo brasileiro;
Reconhecer a necessidade da inclusão e respeito às diferenças;
Relacionar a desigualdade social, baixa escolaridade e falta de perspectiva com a violência e inversão de valores;
Reconhecer nas ideologias do Nazismo e Fascismo, o radicalismo e preconceito que resultaram na 2ª Guerra mundial.

Apresentação do Projeto"CURTA NA ESCOLA" ressaltando a importância da Petrobrás no Desenvolvimento Sustentável,Preservação do Patrimônio Histórico e incentivo a Cultura, vinculando este ao Projeto Àgua e Energia: pilares das Civilizações que estamos trabalhando este ano e o Projeto de 2007:"Preconceito, Religiosidade e Ideologias Políticas, influenciando Culturas e vice-versa"/-Sinópse do Curta/-Assistimos ao DVD/-Análise de imagens de Campo de Concentração ao final da Guerra/-Análise de Entrevista com Ex-Pracinha da FEB José Santana Filho residente em Três Corações/-Análise de Entrevista com irmã do Cabo Benedito Alves morto durante a 2ª Guerra na Itália em 1944/Comentário sobre os Filmes: "A Queda", "Escritores da Liberdade" e pesquisas feitas anteriormente na Internet sobre o tema/-Debate (grupos)/-Produção de texto:"Escravidão no Brasil é coisa antiga?" ou "Preconceito: somos vítimas ou culpados?"(grupos).Visita ao Site CURTA NA ESCOLA Divulgação do CURTA NA ESCOLA e trabalhos no Site da Escola.

A escola se situa em um bairro moradadores, na maioria, de baixo poder aquisitivo,com alto índice de violência,com muitas famílias desajustadas e com inversão de valores.Os demais bairros que a escola atende não têm contextos muito diferenciados. Em 2007 já conquistamos mudanças de hábitos e valores muito nítidas nos alunos ao final do ano, após trabalho sério no Projeto: Preconceito, Religiosidade e Ideologias Políticas, influênciando cuturas e vice-versa." (História). Após essa conscientização e sensibilização, não foi difícil abordar o tema tão real para tantos, abordado por meio deste curta e direcionado para os conteúdos que estão sendo estudados: Nazismo e Fascismo na Europa, 1ª e 2ª Guerras Mundiais e Anarquismo e Comunismo no Brasil. Como nos habituamos a trocar experiências, trabahar com visão,respeito e organização tudo correu de forma tranquila e satisfatória. Em uma escola que atende uma comunidade com esse perfil sempre há muito a ensinar e principalmente aprender, trocamos relatos e experiências. Houve uma grande rejeição em relação a personagem que nomearam de "Tia", respeito pela "Empregada" e indiferença inicial a brincadeira violenta das crianças. Parecia tudo muito normal para todos. Mas após a cena em que a personagem em uma linguagem sutil, e por meio do exemplo, convida todos a aprenderem a jogar xadez, um jogo caracterizado pela necessidade de concentração, raciocínio e gestos tranquilos, pude perceber uma aprovação por parte de quase todos, mas alguns também viram como algo que aconteceu naturalmente. Como se uma brincadeira e outra não fizessem muita diferença. Uma aluna disse que os nossos pontos de vista direcionam os nossos atos e consequentemente as reações que causamos no outro. Que quem mata, tem preconceito, ajuda o outro ou perdoa, colhe o que planta.O Curta foi muito útil, pois traz personagens e problemas comuns no cotidiano dos alunos. A pedido dos alunos já estamos assistindo os outros.