Relato de atividade em sala de aula

CURTA NA ESCOLA

O Xadrez das Cores
30/11/2007
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
24
Gerson Ivaninski



O trabalho foi iniciado tendo em vista o projeto CURTA NA ESCOLA, patrocinado
pela Petrobrás às escolas públicas brasileiras, oportunizando uma forma diferente dos professores das mesmas obterem aulas mais precisas, menos cansativas e com um gostinho de quero
mais.Dentro dos curtas apresentados aos professores, a Escola
Básica Municipal Severo de Andrade, situada no município de Canoinhas - SC, escolheu o tema tratado em "O Xadrez das Cores" (preconceito e discriminação). O filme nos serviu como alicerce primeiramente para trabalhar o tema racismo, ou preconceito racial, porém, sem deixar de lado os demais tipos de discriminação aplicados a alguns seres humanos, tais como, homofobia, religiosidade contrária, diferenças sociais, idade e aparência, entre muitas outras.

Sob orientação de Ge Santos ( professora de ciências) dividiu-se os alunos desta classe em quatro grupos quais, depois de assistirem ao curta metragem, trabalharam de formas diferentes, porém, unificadas em um mesmo núcleo. Observe a relação em que os alunos foram expostos a trabalhar: EQUIPE 1 -Questionário; a) Quais os tipos de discriminação presentes na atualidade? b) Por que há discriminação entre as pessoas? c)Qual a solução para se "barrar" o preconceito e a discriminação antes dos mesmos tomarem proporções maiores? d)O que o discriminado (ou alvo de preconceitos e estereótipos)deve fazer para minimizar tais atos contra si? e) Obtenha exemplos e os descreva de pessoas que venceram o preconceito e a discriminação; EQUIPE 2 -Análise do curta "Xadrez Das Cores" em enlace com a letra da música "Pais e Filhos"(Legião Urbana): -Através da análise responder às questôes; -a) Por que se faz necessário amar as pessoas como se não houvesse amanhã? -b) Renato Russo exprime na letra de sua canção a frase; "...Porque se você parar pra pensar, a verdade não há." Explique. -c) Comparando trechos da letra da música com o curta Xadrez das Cores, o que se pode observar? Qual a ligação entre as duas formas de se ver a vida? EQUIPE 3 - Uma entrevista na comunidade acerca do tema proposto com as seguintes questões; a) Existe preconceito em nossa cidade? b) Quais os tipos mais comuns de discriminação encontrados em nossa região? 1 c) O que deve ser feito para se acabar com preconceitos e discriminações? 2 d) Com o passar do tempo, como essa questão de discriminações e preconceitos se encontrará? 3( )maior ( )menor ( )permanecerá instável - Montar gráficos para descrever as respostas das questões acima. EQUIPE 4 - Pesquisar os principais símbolos que identificam luta contra os diversos tipos de preconceito e discriminação; -Pesquisar as leis que temos no país acerca do tema racismo, discriminação, preconceitos diversos;

Os alunos da 7ª série da EBM Severo de Andrade, participaram na proposta "Curta na Escola" com respostas próprias, visando passar aos leitores de seus projetos as conclusões elaboradas pelo grupo através de discussões entre seus integrantes, utilização do curta "O Xadrez das Cores", pesquisas relacionadas à comunidade, tais como entrevistas e interpretação da música Pais e Filhos (Legião Urbana). Demostraram profundo prazer e interesse em desenvolver seus pensamentos sobre o assunto, opinando e, assim, construindo o trabalho que lhes foi proposto.Suas pesquisas sobre símbolos e leis foram realizadas com auxílio de ferramentas da internet, tais como sites de busca e sites relacionados com o tema previsto. A música Pais e Filhos foi proposta por uma aluna que possuía sua letra e notou tópicos que, se trabalhados, lhes auxiliariam no desenvolvimento de respostas sobre "Por que amar as pessoas independente de quem for".A partir das entrevistas na comunidade, os alunos desenvolveram as idéias de gráficos para ilustrar suas respostas, visando demonstrar as densidades do preconceito e discriminação em nossa região. Portanto, viu-se total desempenho da classe para a realização da tarefa com base no curta "O Xadrez das Cores".