Relato de atividade em sala de aula

DIVERSIDADE NÃO É INFERIORIDADE

O Xadrez das Cores
11/11/2007
Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
26
Simonei Messias da Silva



Analisar as várias matrizes culturais que formam o povo brasileiro;
Reconhecer a diversidade cultural como um fator de enriquecimento para as relações inter-pessoais;
Compreender como se deu o processo de colonização do continente africano, bem como a origem do preconceito racial especificamente no Brasil.

Avaliação diagnóstica para verificar o nivel de conhecimento da classe sobre o assunto em estudo; Exibição do curta O Xadrez das Cores; Reflexão sobre o documentário mediada pelo professor, buscando suscitar elementos trabalhados em O Xadrez das Cores para desenvolver uma consciência do pertencimento e respeito às diferenças.

Os resultados alcançados foram os melhores possíveis, já que os alunos puderam refletir sobre questões culturais e socio-econômicas que envolvem o processo de escravidão dos povos africanos. A partir do debate foi possível promover conscientização, respeito às diferenças e valorização dos povos negros como princípio para uma sociedade mais humana e menos excludente.