Relato de atividade em sala de aula

RESPEITO À PLURALIDADE DE DIFERENÇAS

O Xadrez das Cores
23/03/2008
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
140
Ana Amélia Brito Cruz



O filme retratou que no nosso cotidiano de "sobrevivência" podemos conviver com pessoas de diferentes classes sociais, etnias, etc. Salientou também que a tendência da maioria dessas pessoas é prejulgar o outro pela aparência, ou por um conceito já estabelecido. Destacou claramente as atitudes repugnantes que só servem para transmitir a idéia de que seres humanos são coisas. E dito raciocínio - ser humano\objeto -
de maneira muito infeliz nos conduz à conclusão de que ainda se lança mão da cultura arraigada do "Brasil Colônia", vale dizer: seres menos que dotados de menor potencial intelectivo ou só servem
para atividades braçais; ou como objeto de divertimento. Assim, pela clareza com que o tema foi abordado, o filme possibilitou um proveitoso e pertinente debate sobre a temática posta.

Os alunos foram esclarecidos pela professora sobre a idéia do curta. O título "O Xadrez das Cores" já lhes despertou uma relativa curiosidade: Por que esse nome? Diante da pergunta formulada, foi retomada a idéia principal do filme para oportunos questionamentos, dentre os quais, o valor de cada pessoa, sua capacidade intelectual, moral e étnica e o direito de ser respeitado em todos as suas formas de diversidades, dependem do que: Da sua classe social, da sua cor da pele? Ou da sua raça? Tais questionamentos estimularam o alunado, ensejando inclusive manifestações durante a exibição do filme. Após o encerramento do curta iniciaram-se as discussões; onde os alunos foram dividos em grupos, sendo que o tema preconceito e suas formas foi bastante debatido, principalmente com a referência pelos alunos de situações que eles próprios vivenciaram. Ao término do debate, foi elaborado um texto final por cada grupo, que posteriormente apresentou para a turma completa. As conclusões da turma retraram a temática muito bem posta no filme, gerando a elaboração de painéis explicativos, os quais foram disponibilizados na sala de aula e no corredor de acesso à mesma.

A linguagem direta usada para apresentar a temática do filme aos alunos, de imediato causou-lhes um certo impacto. O uso de expressões humilhantes e pejorativas direcionadas à personagem negra, por sua patroa branca, provocaram dversas manifestações de repúdio e de inadmissibilidade. No debate desenvolvido, os alunos puderam externar suas opiniões. Nas manifestações se discutiu o exemplo severo da relação protagonizada no filme pela empregada e patroa, retratado de forma explícita. As discussões e relatos revelaram questões como: a solidão na velhice aliada ao racismo como fator de afastamento das pessoas;aa vibração e a torcida pela personagem negra e a sua busca em superar o preconceito, resgatando sua dignidade; que palavras e ações racistas podem arrasar vidas; que devemos lutar através do do trabalho e da educação; o respeito pelo ser humano deve permear todas as relações de nossa vidas em todos os lugares; todos temos o direito de sermos respeitados independetemente da crença religiosa, da classe social, da origem étnica, etc. As reflexões e conclusões elaboradas pelos alunos refletiram o otimismo em mudar tal situação e revelaram a consciência do papel de cada um em trabalhar por uma sociedade que se reconhece e se aceita, respeitando sua pluralidades.