Relato de atividade em sala de aula

O XADREZ NA REALIDADE

O Xadrez das Cores
05/11/2007
Ensino Médio
55
Mª Lourdimar de Lucena Pereira



Promover o intercâmbio entre as diversas áreas de conhecimento, despertando o interesse do aluno pela pluralidade cultural, refletindo com postura crítica sobre os problemas vividos pelas gerações passadas e atuais e suas conseqüências futuras. Trocar informações sobre: raças, povo, nação, grupo lingüístico e as etnias; o regime de Apartheid; o racismo clássico; o racismo no Brasil e na Europa Ocidental; migrações, desemprego e o novo racismo; nacionalismo e lutas étnico-nacionais; a África esquecida em tempos de globalização; desigualdades sociais no Brasil e no Mundo. Analisar como construir uma sociedade com mais justiça, a fim de conquistar o bem-estar social, a preservação dos valores humanos e a interação sem preconceito racial.

Divisão dos alunos em nove grupos na sala de aula para a realização das atividades e a coleta de informações conforme os assuntos: Grupo 1 - Raças; Grupo 2 - Povo, nação e grupo lingüístico; Grupo 3 - As etnias; Grupo 4 - O racismo clássico; Grupo 5 - O Regime do Apartheid; Grupo 6 - Migrações, desemprego e o novo racismo; Grupo 7 - Nacionalismo e lutas étnico-nacionais; Grupo 8 - O racismo no Brasil e na Europa Ocidental; Grupo 9 - Desigualdades sociais no Brasil e no Mundo - A África esquecida em tempos de globalização. Apresentação de slides Mãe África demonstrando paisagens diferenciadas de todos os países africanos. Pesquisa em sites a partir da palavra-chave, utilizando as técnicas de copiar e colar, usando programas Word, Open-Office ou Paint para desenhar e salvar arquivos em Meus Documentos, área de trabalho e disquetes; Leitura interativa dos assuntos nos livros didáticos, paradidáticos e texto impressos. Resolução dos questionamentos: O que são raças? Existem raças puras na humanidade? Pode-se falar numa raça brasileira? Por quê? Quais são as dificuldades para aplicar o termo raça à espécie humana? O que significa etnia? E racismo? Dê exemplos. O que é o novo racismo? Onde e por que se manifesta? Por que em alguns países apesar da relativa semelhança há sérios conflitos entre os grupos étnicos? O que é xenofobia? Quais seriam os conselhos para se construir um mundo mais solidário e pacífico? Apresentação de micro-aulas dos dados obtidos. Uso de vídeos para revisão/aprofundamento e preparação para o debate em programa de rádio. Socialização através do debate em programa na rádio escolar com o tema o Racismo no Brasil. Exibição do curta O Xadrez das Cores e círculo de debate relacionando as pesquisa, o conhecimento produzido e o assimilado pelo filme. Produção de texto-síntese e intercâmbio entre os grupos para leitura e apreciação. Publicação dos textos selecionados no jornal escolar e na teia do site www.idbrasil.org.br, blog de lourdimar.

Criou-se um movimento entre o aluno/escritor e o texto que os aproximou, criando vínculos que o seduziam para ler, refletir, reescrever, atribuir significados, trocar informações e experiências, divulgar fatos do cotidiano, produzir histórias e criar textos. Envolveu o aluno, o professor, as tecnologias disponíveis, a escola, seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, promovendo aprendizagem num processo de investigação, representação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento, no qual as mídias foram selecionadas e utilizadas segundo os objetivos da atividade. Mobilizou os alunos em torno de problemáticas e aprofundou a compreensão sobre as mesmas, estabelecendo articulações com informações provenientes de outras mídias, desenvolvendo representações diversas e entrelaçando forma e conteúdo nos significados que os alunos atribuíram aos temas. Deu aos alunos a oportunidade de criar textos e produzir seus próprios programas de rádio, utilizando as mídias para aprofundar as pesquisas, elaborar novas produções, trocar idéias e experiências socializando as descobertas. Fez-se leitura de textos conectando informações representadas sob diferentes formas, tais como palavras, páginas, imagens, animações, gráficos, sons, clipes de vídeo e outros se encontrando uma nova situação, evento ou outros textos relacionados. Mesclou-se leitura e escrita na criação de textos gerando percursos próprios, deixando marcas, reconfigurando espaços e criando narrativas pessoais. O trabalho resultou em: Cordel- Sem Preconceito Vivemos Melhor (referente aos gays); Redações, Rap, Slogans e Desenhos sobre pobre, rico, negro, branco ou índio e Acrósticos como este com a palavra RACISMO: "Raça e cor a todos pertencem. Andamos juntos por caminhos iguais; Crescemos num mesmo tabuleiro; Inteligentes e ignorantes em determinados assuntos; Soberania própria, mas até que ponto? Mundão cheio de preconceito e discriminação! Ó! Deus tende piedade dessa humanidade."