Relato de atividade em sala de aula

PARA ALÉM DA SALA DE AULA

O Xadrez das Cores
31/10/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
39
marcia rodrigues de oliveira s




Diferenciar as aulas abordando temas polêmicos; utilizar recursos audiovisuais, que permitam a sensibilização para o tema, debates informais e reflexões sobre o que foi visto e falado.

- Exposição do título do curta para criar uma expectativa sobre qual assunto ele abordará; - Exposição do video; - Discussão sobre o tema, objetivando a percepção do que os alunos conseguiram identicar sobre o tema sugerido ao manifestarem suas opiniões; - Desenvolvimento e aprofundamento do tema nas aulas seguintes;

Alertei-os que não era para lazer, e sim, que desenvolveríamos a temática abordada no filme O xadrez das cores, que após a apresentação nós debateríamos e nas aulas seguintes desenvolveríamos um trabalho sobre o tema. Enquanto assistiam, fiquei atenta às reações. Uns riam, outros ficaram em silêncio, outros falavam:"...racista!"; "...velha coroca!";"...só porque é rica". Essas falas representam reações ao filme, foram "instintivas", saiam meio sem querer! Ao acabar o filme começamos a debater: perguntei qual era a temática, uns falaram que era preconceito, outros racismo, outros desigualdade social, outros ainda violência, ou miséria. Passamos a analisar o filme por partes, observando atentamente as falas das personagens. Percebi o quanto meus alunos têm dificuldades de observar, de ler nas entrelinhas, de fazer uma leitura mais ampla... Ao final, pedi que escrevessem se teria sido válido, ao que eles responderam:"... Sim, porque nós aprendemos mais sobre racismo e vimos que tem muitas pessoas racistas no mundo" - Gisele. "Foi bom, eu já tinha estudado, sobre racismo no curso, acho que as pessoas são "bestas" ao ficarem com preconceito. Deveriam curtir mais a vida e deixarem o preconceito de lado, independente de qualquer coisa" - Tamires. "Foi válido, sim, porque eu aprendi que nem todas as pessoas são humildes, principalmente, quando essas pessoas são de classe média-alta, eles pensam que todo negro é assim" - Luiz Rafael. "Foi bom, porque se eu discriminei algum negro, a partir de agora, não discrimino mais. Esse video bateu a real nas pessoas que são racistas" - Roberto. Gostei muito de trabalhar com este material, enriqueceu a aula e contribuiu para que os alunos tivessem uma aprendizagem mais significativa.