Relato de atividade em sala de aula

CONVERSA ENTRE AMIGOS

O Xadrez das Cores
10/10/2007
Matemática
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
Maria Aparecida Nunes de Barro



Observando o comportamento, interesse e entusiasmo dos alunos da oitava série, percebi que estão desanimados e sem própositos, vindo a escola apenas por vir.O filme O Xadrez das cores retrata bem a questão do preconceito, mas não era bem por esse ângulo que gostaria que os alunos analisassem, e sim, na atitude da empregada doméstica, que mesmo diante das humilhações da patroa não baixou a cabeça,mas, lutou, estudou, mostrou a sua patroa o seu valor e sua dignidade.Esse foi objetivo principal pelo qual proporcionei esta atividade.Para que eles se sintam também capazes de se mostrar na sociedade e que, para isso, é necessário ter esforço e conhecimento. Desenvolver um pouco da auto-estima de cada um, fazendo com que eles reconhceçam que cada um tem seu valor dentro do que faz.

Antes de iniciar o filme disse-lhes que considerassem que era uma atividade entre amigos e não professora e alunos. Não quis que eles encarassem como tarefa escolar, para que eles assistissem com a mente aberta, sem se preocupar em decorar alguma coisa. Durante a exibição, muitos comentários de indignação pelo fato da empregada continuar trabalhando para a patroa mesmo diante de tanto humilhação. Quando a empregada começou a estudar e se mostrar equivalente a patroa, o silêncio reinava na sala. Os alunos ficaram surpresos com a reação da empregada.Nos rostos deles a imagem de quem se surpreendia, ou espera uma atitude diferente. Ao término fizemos um debate sobre as questões que mais sensibilizaram cada um , trazendo o máximo possível para nossa realidade. Esse debate teve duração de duas aulas

Foi uma experiência proveitosa, na qual atingi meu objetivo. Ao iniciarmos o debate, os alunos relataram bem a questão do preconceito retratada no filme. Mas, como esse não era meu objetivo principal, instiguei outras cenas até que se chegassem na superação da empregada. A turma em que o filme foi trabalhadado é composta de jovens trabalhadores, que já chegam cansados na escola, então, um pouco desanimados. O filme fez com que eles analisassem que mais do que ter dinheiro é necessário ter dignidade. Em qualquer ramo que se trabalhe o estudo está sempre presente. Eles puderam concluir baseando em nossas conversas que o cohecimento também é uma riqueza e que está ao alcançe de todos. Após essa atividade tive aula de matemática na turma, e me senti muito satisfeita quando os alunos disseram-me que tinham dificuldades em operar contas de divisão com casas decimais e me pediram para fazer uma revisão. Senti neste momento a validade da atividade com o filme e que, apesar de não ter uma sequência de atividades com a filmografia, havia conseguido sensibilizar aqueles alunos que naquele momento precisavam de um empurrão, de alguém que dissesse que o estudo não é só para preencher o tempo ou dar-lhes um certificado, mas a fortuna que cada um construirá dentro de si mesmos, que lhes dará o respeito, a honra e a credibilidade.