Relato de atividade em sala de aula

O XADREZ DAS CORES: VELEJANDO PELO QUADRILÁTERO DO PRECONCEITO RACIAL

O Xadrez das Cores
07/11/2007
Biologia, Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
68
FRANCISCA DAS CHAGAS N DE LIMA



1)Refletir sobre as temáticas apresentadas no filme O xadrez das cores, como: preconceito racial, violência urbana, aborto, a solidão do idoso e as transformações orgânicas acontecidas na vida dele.
2)Evidenciar as injustiças que as pessoas negras passam por serem consideradas inferiores aos outros.
3)Compreender a gênese de alguns aspectos referentes à situação do negro no Brasil desde os primórdios até a modernidade.
4)Analisar as transformações acontecidas no organismo de uma pessoa idosa.
5)Conhecer as leis que punem o preconceito racial e o aborto, como a Constituição de 1988 e o Código Penal.
6)Analisar os direitos e deveres presentes no Estatuto do idoso.

As atividades desenvolvidas foram às seguintes: 1) preparação para a passagem do DVD na sala de vídeo com cada uma das turmas dos 8º anos A e B (antiga 7ª série); 2) a formação de grupos com cinco componentes pelos alunos para discutirem as temáticas presentes nos filme, posicionando sobre ela e a apresentação das leituras no grande grupo; 3) a organização de uma atividade maior com o gênero discursivo debate regrado, especificando as características dele, tais como: o papel do mediador e dos debatedores, o tipo de linguagem, a organização do espaço, o respeito às regras básicas, etc.; 4) a definição do número de debatedores (10, um mediador, seis pessoas para formularem perguntas dentro dos temas discutidos, uma equipe de organização do espaço para a realização dos trabalhos e as discussões sobre os temas: racismo (conceito, o nascimento dele, o mercado de trabalho para negros no Brasil, o trabalho doméstico, o Apartheid (gênese e evolução), racismo e direitos humanos, a violência urbana, o aborto, a situação do idoso: direitos, deveres, transformações orgânicas e a solidão, o preconceito racial na escola, as leis que punem o preconceito racial (a Constituição Federal de 1988 e o Código Penal - art. 140), entre outros; 5) a realização do debate regrado com as duas turmas (68 alunos)em 1h30min na sala de vídeo; 6) o espaço para as perguntas formuladas pelos seis alunos dirigidas a um dos debatedores, sendo que os demais poderiam ampliar algo que julgassem necessário; 7) o encerramento do debate com os agredecimentos feitos pelo mediador a todos que colaboraram com a atividade; 8) uma avaliação oral (registrada por um redator), contendo aspectos positivos e negativos de todas as atividades desenvolvidas com o filme em estudo.

Os alunos mostraram-se disponíveis a participarem de todas as atividades propostas com o filme em estudo, o que contribuiu para que o debate regrado se desenvolvesse de forma prazerosa e significativa, pois os debatedores discutiram a maioria das temáticas presentes no curta-metrageme assistido, com precisão, segurança, determinação e empenho, uma vez que cada um deles realizou pesquisas para fundamentar melhor o aspecto a ser debatido. Logo, a experiência foi ímpar, porque na fala dos alunos era evidente o respeito ao outro e às diferenças de raça ou credo. Todos afirmaram que o precoceito pode extinguido se cada um fizer a sua parte e todos juntos buscarem alternativas para que isso aconteça, além de destacarem a necessidade de os governantes investirem mais na formação educativa humana, já que ela é um dos meios para se romper um leque de fronteiras pelas quais passam a população brasileira na modernidade. Foi evidenciado também a importância do aspecto lúdico nas brincadeiras das crianças, quando Cida mostra que o xadrez, no contexto em que ela e as crianças viviam, mudou a forma como brincavam, ou seja, a troca das armas de brinquedo pela atividade ludica e em grupos, além de outros elementos essenciais como dsponibilidade, determinação, força de vontade, aprendizado, etc. Enfim, os aprendizes aprovoram a atividade, pois houve espaço para o aprendizado de coisas novas, compartilhamento de saberes, trabalho coletivo. Houve sugestão para que a atividade estenda-se às outras turmas da escola, isto é, todos reforçaram a importância de a escola desenvolver mais atividades desta natureza, para que possam aprender melhor, perder a inibição de falar em público, exercitarem a oralidade, aprenderem a defender argumentos e contra-argumentos, etc.