Relato de atividade em sala de aula

REVISTANDO O RACISMO E VALORIZANDO A DIVERSIDADE

O Xadrez das Cores
09/01/2010
História, Língua Portuguesa
Ensino Médio
30
LUIZ ALBERTO BRUNO



Estimular a reflexão sobre as diferenças etnicorraciais contidas nas revistas de grande circulação dominical, instigando um olhar mais apurado do material impresso e compará-lo ao conteúdo do filme que trata a questão de forma mais clarificada, ou seja, ireta.

- Distribuir o material impresso; - pedir aos participantes para folhearem a revista; - perguntar ao grupo o que foi observado nas revistas; - solicitar que folheiem novamente a revista e façam a contagem de pessoas brancas e negras que aparecem nelas, a partir da definição que cada um faz em relação a cor das pessoas; - fazer a contagem geral e tirar o percentual, para que se verifique a desproporção entre brancos e negros; - interagir com os alunos e alunas uma breve reflexão a partir da contagem e trabalhar com os conceitos de racismo, discriminação e preconceito; - exibir o filme "O Xadrez das Cores" de Marco Schiavon; - ao término do curta-metragem abrir e incentivar os discentes para uma ampla discussão sobre as relações etnicorraciais, com intervenção do professor-dinamizador.

Os alunos e as alunas tiveram a oportunidade de verificar como o racismo institucional ocorre de maneira prática sem um olhar mais atento a determinados temas que envolvem o nosso cotidiano. Uma determinada mídia pode apresentar as relações raciais de uma forma por onde são "naturalizadas", enquanto a outra oferece uma indignação momentânea, de forma direta. Também puderam distinguir os conceitos e as práticas de racismo, discriminação e preconceito (estes últimos estabelecendo a diferença entre gênero, etnicorracial e social). O projeto envolveu uma parte da comunidade escolar que vivenciou através de uma discussão que a reflexão sobre as relações etnicorraciais deve ser feita por todos para que possamos valorizar a diversidade, lutar pela igualdade e preservar o respeito mútuo