Relato de atividade em sala de aula

DIFERENÇA, PRECONCEITO E DISCIMINAÇÃO

O Xadrez das Cores
14/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
35
wendy almeida



Analisar, sensibilizando e modificando,
a prática preconceituosa
e discriminante presente no cotidiano da sociedade em que estamos inseridos.

-A classe foi dividida em grupos para criarem juntos um conceito para as palavras DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO. Cada grupo apresentou os conceitos formulados. Apresentação do filme O xadrez das Cores. Após apresentação do filme criamos um momento para o diálogo, solicitando-se que cada aluno discutisse no seu grupo o conteúdo assistido e comparasse com a realidade. Em seguida, cada grupo deveria formular um caso fictício ou real, onde pudéssemos identificar discriminação e preconceito. Socialização de cada caso e apresentação de sugestões que minimizassem tais situações.

Os alunos do ensino médio, no inicio da atividade, estavam encontrando dificuldades para executarem a primeira tarefa: uns defendiam a idéia de que as duas palavras sugeridas tinham o mesmo significado, outros achavam que não. Para tirar a dúvida solicitaram o uso do dicionário. Depois cada grupo chegou a um consenso e construiu os conceitos, apresentou para o grande grupo. Ao assistir o filme O XADREZ DAS CORES, percebi que os alunos puderam visualizar alguns dos comentários feitos durante o primeiro momento nos grupos, pois alguns disseram, por exemplo : "- Olha aí! Foi isto que eu disse. Negra só aparece em filme como empregada doméstica." Na hora do diálogo observamos que todos os grupos foram sensibilizados com a questão do preconceito e da discriminação em nossa sociedade. Vários casos foram apresentados pelos grupos em forma de dramatizações . Um momento muito prazeroso foi quando alguns representaram cenas do próprio filme com muita graça. A gargalhada foi geral! No final solicitamos de cada grupo uma avaliação do filme. Todos foram unânimes em dizer que o filme trouxe uma ótima reflexão sobre a realidade que toma conta de nosso país .