Relato de atividade em sala de aula

REPENSANDO NOSSO FUTURO A PARTIR DO PASSADO DE OUTROS

O Xadrez das Cores
26/11/2007
Biologia, Língua Portuguesa, Matemática
Ensino Fundamental - Anos Finais
130
Carlos Magno Filardo



Perceber que a imcompreensão, o isolamento, a indiferença, o egoísmo, o orgulho, a falta de responsabilidade pelo coletivo, os condicionamentos sociais impedem um olhar mais critico sobre a ausência total da solidariedade.

Debater o tema (preconceito) a partir do filme O Xadrez da Cores; Direcionar o tema para a questão dos idosos marginalizados pela sociedade. Preparar atividades para esse fim: Português - confecção de marcadores de páginas com mensagens positivas. Elaboração de apresentação de teatro. Elaboração de questionário para entrevistas. Preparação dos alunos para integração com os idosos. Ciências: Elaboaração de questionário sobre a velhice Matemática: Confecção de mandalas. Língua Inglesa: Elaboração de cartazes com vocabulário específico. Visitação ao Asilo Bethesa, em Joinville - SC, presenteando os idosos com os marcadores de páginas e as mandalas, com a uma peça teatral. Respostas dos idosos ao questionário elaborado e integração com os alunos por meio de jogos, brincadeira, etc.. Elaboração cartazes com palavras em inglês para registro de conclusões sobre o trabalho.

O trabalho se mostrou muito produtivo, principalmente para os alunos perceberem que a vida é efêmera e o destino é muito rápido para todos. O trabalho trouxe-lhes a chance de mudar a sua opinião sobre os idosos e as pessoas que, de uma forma ou outra, sofrem com o preconceito.