Relato de atividade em sala de aula

A RELAÇÃO ENTRE O XADREZ E A NOSSA SOCIEDADE

O Xadrez das Cores
01/11/2008
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
91
Luciana Tavares



Apresentar o jogo de xadrez e as regras sobre a movimentação das peças num formato inovador; favorecer a consciência do simbolismo presente no jogo; contextualizar as regras da movimentação das peças e de situações presentes no jogo com a organização da sociedade atual e na época da origem do xadrez; fomentar análises críticas acerca da dinâmica do jogo e da nossa sociedade

Após a apresentação do curta, as crianças foram estimuladas a relatarem para o grupo aspectos que acharam relevantes. Os colegas poderiam concordar, discordar, acrescentar outras informações. A professora mediava a discussão e fazia paralelos com a origem do jogo e suas regras. Na aula seguinte, as crianças refletiram em grupos a partir de quatro questões apresentadas pela professora: 1. Qual a vantagem dos peões sobre as demais peças?; 2. É fácil fazer a promoção do peão durante uma partida de xadrez? Por quê?; 3. No curta "O Xadrez das Cores", uma personagem faz uma associação entre os peões do xadrez e uma classe de trabalhadores desfavorecida. Se fossemos atualizar o jogo de xadrez, quem seriam os peões para você? Explique; 4. Lembrando do jogo de xadrez, o que seria necessário para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores desfavorecidos? Na terceira aula, os alunos responderam individualmente e por escrito as quatro questões.

As crianças gostaram muito do filme e o assistiram atentamente. Riram e se emocionaram com frequência. Relataram diversos sentimentos como alegria, raiva, bom humor, tristeza, entre outros. Quiseram saber aonde eu havia alugado, se havia na locadora, pediram o site para assistirem depois. A maioria anotou. Queriam poder assistir com os pais. As discussões, após o filme e na aula seguinte, foram riquíssimas, pois mesclaram a experiência da criança, o conhecimento recém adquirido no Curta, as regras e estratégias enxadrísticas, antes só presentes no tabuleiro. A particação dos alunos foi grande, acredito que tal fato se deve a animosidade gerada pelo filme, ao tema e a possibilidade do aluno contribuir com informações oriundas de diversas fontes (video, vida, xadrez). Já o registro escrito permitiu verificar como cada aluno se apropriou do conhecimento. Enfim, as aulas de xadrez foram incrementadas com atividades diversificadas e igualmente produtivas. Uma experiência rica para alunos e professor e que, provavelmente, será repetida com as próximas turmas.